quarta-feira, 27 de abril de 2011

Continuando......Escola, aluno, professor.

Crianças felizes na aula ?


Vou continuar a falar sobre a relação entre alunos e a escola, pois no post "método ou interesse", percebi que não tinha terminado meu raciocínio, e hoje em uma conversa com um professor tive a impressão que agora posso expressar melhor e mais claramente minha opinião sobre o assunto Escola. Então, por favor tenham calma comigo, pois já viram como minha cabeça é extremamente confusa.
Pra começar, vou falar de uma situação que apesar de ter me deixado pasma, só serviu pra acentuar o que eu já pensava sobre o que os alunos que eu infelizmente chamo de "colegas" acham sobre o tempo que eles passam na escola.
Uma aluna da minha sala, perguntou para o professor se ela estava com falta (por motivo óbvio de não ter respondido) o professor não respondeu e ela disse: "se eu fiquei com falta, eu não vou fazer nada". Vê se pode uma coisa dessa.
Traduzindo a situação: os alunos enxergam a escola, como um lugar em que eles são obrigados a ir porque se eles não forem, vai faltar uma frase no currículo deles. A escola sendo um lugar em que na cabeça deles, não existe benefício nenhum em estar lá, eles preferem se divertir, conversar, ouvir música, ou seja pra eles "saber alguma coisa" é completamente inútil, o que eles querem é passar por as 6 aulas que nós temos no dia, como se estivessem no parque porque só assim eles vão ter algum benefício.
Já os professores, alguns fazem seu trabalho exemplarmente, apesar de que quando entram na sala os alunos ficam "tristinhos" porque vão ter que fazer lição inútil. Outros professores, eu já não posso dizer o mesmo, sério, é incrível como alguns deles simplesmente não tem nada a oferecer, não vou citar nomes porque aí já é demais né, mas vou simplesmente dizer que as minhas aulas de física e filosofia são aquelas em que eu prefiro dormir pra aprender mais, porque acordada e assistindo a "aula" é impossível.
Outros professores que os alunos deveriam ter um pouquinho mais de piedade são os eventuais, porque se com professores "fixos" eles já são um verdadeiro terror, com esses eles são a encarnação do capeta.
Nas aulas de professores eventuais, ninguém nunca faz nada, e a razão é, se eles já quase se matam por terem que fazer lição pra conseguir nota, qual o objectivo de fazer uma lição que não serve nem pra ter nota?
É a situação é triste e eu como aluna que sou, fico envergonhada de ter que escrever essas coisas, bem que eu gostaria que meus "colegas" prestassem mais atenção em como agem, isso é quase um sonho distante, mas em fim espero que tenham gostado da minha linha de pensamento.
Sejam Bem Vindos a realidade do meu pequeno e bobo mundo !!!


Comentem.

Um comentário:

Denise Parra disse...

Como professora eu vivo isso no meu dia a dia. A escola deixou de ser um lugar de ensino e passou a ser deposito de crianças, onde elas são obrigadas constantemente a irem.

Bjos